Martin Richard Halverson

Especialista em piscicultura trabalhando com desenvolvimento da piscicultura em Brasil e América do Sul.

Nacionalidade: N. Americano

Telefone: 5567-99996-8739

E-mail: mmhalver@terra.com.br

 

Educação:

Mestre em Aquicultura, Universidade de Auburn, Alabama, USA (1993).

 

Carga Atual:

Diretor Tecnológico, Projeto Pacu Aqüicultura Ltda.

 

Experiência Profissional:

2001 até agora:

Desenvolvimento de tecnologias apropriadas para viabilizar a produção de especies com potencial para piscicultura e especies nativas ameaçadas. Desenha, instalação e operação de estabelecimentos de pesquisa e produção industrial, incluindo complexos industriais equipados com laboratórios de reprodução, fabricas de ração, sistemas de engorda e frigoríficos. Avaliação de comportamento e biologia de peixes nativos e desenvolvimento de protocolos de Boas Práticas de Manejo em Reprodução e Produção de “especies novas”.

2004-2014: Investigador do “Projeto Estruturante de Pirarucu da Amazônia” do SEBRAE. Projeto desenvolvido para desvendar mistérios da reprodução do pirarucu (Arapaima gigas) em cativeiro. Autor do “Manual de Boas Práticas De Reprodução do Pirarucu em Cativeiro” (2013).

1998-2001: Gerente de Produção da Agropeixe, Ltda. em Itaporâ, MS, Brasil, primeira fazenda a produzir o “pintado” (pseudoplatystoma spp) em cativeiro.

1995-1997: Gerente de Produção da Simaron Freshwater Fish, Inc. em Hempstead, Texas. Produzindo tilapia para mesa em sistema superintensiva (de recirculação) no sul dos Estados Unidos.

1993-1994: Gerente de Produção da Pineland Plantation Fish Farm, em Newton, Geórgia, USA. Produzindo alevinos e peixes para mesa, principalmente o “channel catfish” (Ictalurus punctatus), e outras especies.

1986-1991: Gerente de Produção em barcos de pesca/processamento de pescados e caranguejos no Golfo de Alasca e o Mar Bering com a Arctic Alaska Seafood Corporation, Seattle, WA, USA.