Luciano Meneses Cardoso da Silva

Mini currículo

Engenheiro Civil pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Pesquisas Hidráulicas – IPH (1997) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília – Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS (2002).

Consultor pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e pela Organização dos Estados Americanos – OEA da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente – MMA, entre os anos de 1997 e 2001.

Em 2001, passou no concurso público nacional para o cargo de Engenheiro da Agência Nacional de Águas – ANA, por meio de contrato temporário.

Em 2003, passou em 1º lugar no concurso público nacional para o cargo de Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas – ANA (cargo permanente). Trabalhou como técnico da área de regulação e, desde 2006, ocupa o cargo de Coordenador de Outorga da Superintendência de Regulação.

Há 20 anos tem atuando na Área de Regulação do uso de recursos hídricos, sistemas de apoio à decisão sobre outorga de direito de uso de recursos hídricos, hidrologia, Marcos Regulatórios do Uso da Água, Alocação Negociada de Água e mediação de conflitos pelo uso da água. Proferiu inúmeras palestras sobre gestão de recursos hídricos em cursos para integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH, Ministério Público, usuários de recursos hídricos. Tem representado a ANA Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH (Outorga, Zona Costeira, por exemplo), além de possuir mais de 30 artigos publicados em simpósios e capítulos de livros no Brasil o no exterior.

Participou de mais de uma dezena de bancas examinadoras de especialização, mestrado e doutorado. Fez cursos de aperfeiçoamento na Suécia (Linköpings University, 2000), Estados Unidos (George Washington University, 2009) e China (Academia Chinesa de Ciências da Pesca, 2017) nas áreas de saneamento ecológico, regulação econômica e aquicultura, respectivamente.

Na área gerencial, trabalhou na implantação do controle de produtividade da Coordenação de Outorga, com avaliação de desempenho e premiação por resultados dos servidores

É membro da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH desde 1995 e e editor associado da Revista REGA – Revista de Gestão de Águas da América Latina.

Segue link para currículo completo na registrado na Plataforma Lattes do CNPq: http://lattes.cnpq.br/4072559252222012).