Juliana Lopes

Carta de Apresentação

Zootecnista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas, com experiência em aquicultura, em coleta e avaliação de dados e em coordenação de equipes. Coordenadora estadual de Alagoas e posteriormente fez parte da coordenação nacional do primeiro Censo Aquícola Nacional. Possuindo experiência na elaboração de projeto, implantação e acompanhamento de cultivo em piscicultura. Foi consultora no Sistema Nacional de Autorização de Uso de Águas da União para fins de Aquicultura – SINAU, e coordenadora de Aquicultura em Águas da União continentais do Ministério da Pesca e Aquicultura, Coordenadora de Aquicultura em águas da União no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atualmente ocupa o mesmo cargo na Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca.

 

Experiência Profissional

• 11/2017 a atual– Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviços/ Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca.
Cargo: Coordenadora de Aquicultura em Águas da União
Principais atividades: Dirigir as atividades aquícolas em águas de domínio da União continentais e Marinhas. Coordenar o Sistema Nacional das Autorizações de Uso para fins de Aquicultura, Coordenar as atividades de aquicultura no Parques Aquícolas, incluindo o licenciamento ambiental, concessão das áreas, acompanhamento da atividade de aquicultura; Ponto focal entre a Agência Nacional e Águas e o SAP/MDIC.

• 11/2016 a 10/2017 – Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Cargo: Consultor Técnico Especialista em Aquicultura em águas da União IV.
Principais atividades: Avaliar a operacionalização da atividade aquícola em águas da União.

• 05/2016 a 08/2016 – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteciemento
Cargo: Coordenadora de Aquicultura em Águas da União
Principais atividades: Dirigir as atividades aquícolas em águas de domínio da União continentais e Marinhas. Coordenar o Sistema Nacional das Autorizações de Uso para fins de Aquicultura, Coordenar as atividades de aquicultura no Parques Aquícolas, incluindo o licenciamento ambiental, concessão das áreas, acompanhamento da atividade de aquicultura; Ponto focal entre a Agência Nacional e Águas e o MAPA, com a liberação de mais de 80 outorgas em 3 três meses; Acompanhamento direto do Termo de Ajuste de conduta – TAC firmado entre a SEMAS/PA e o extinto MPA, além de coordenar os trabalhos internos de ordenamento da aquicultura em águas da União.

• 07/2014 a 05/2016 – Ministério da Pesca e Aquicultura
Cargo: Coordenadora
Principais atividades: Dirigir as atividades aquícolas em águas de domínio da União continentais, elaborar, propor e estabelecer critérios, padrões, procedimentos e normas para uso da atividade de aquicultura em águas de domínio da União continentais, coordenar os trabalhos interno de ordenamento da aquicultura em Águas da União; definir parâmetros e critérios metodológicos para a delimitação de parques aquícolas continentais; Ponto focal entre a Agência Nacional e Águas e o MPA.

• 12/2013 a 05/2014–Ministério da Pesca e Aquicultura
Cargo: Chefe de divisão.
Principais atividades: Analise e sistematização do banco de dados do SINAU, elaboração de projeto básico para licitação de áreas e parques aquícolas, elaboração e controle dos relatórios de acompanhamento anual das áreas ocupadas (marinho e continental), demarcação de Parques Aquícolas e interface com os produtores.

• 11/2012 a 11/2013– Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Cargo: Cons. Téc. em aquicultura continental/análise de índ. zootécnicos utilizados nos proc. de cessão.
Principais atividades: Avaliar os índices zootécnicos dos processos de cessão de áreas aquícolas, com vistas à subsidiar a definição de índices zootécnicos aceitáveis para aquicultura em tanques-rede em Parques Aquícolas e áreas aquícolas; Geoespacialização dos índices zootécnicos de áreas e parques aquícolas.

• 10/2011 a 6 2012– Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Cargo: Consultor nacional especialista em análise de informações aquícolas –Aquicultura marinha
Principais atividades: Analisar, sistematizar e discutir os dados da aquicultura marinha nacional obtidos no I Censo Aquícola Nacional; manipular a base de dados e confeccionar mapas do Censo Aquícola Nacional usando o software ArcGis. Responsável também por acompanhar a coleta de dados, coordenando as equipes de coleta além de trabalhar no processamento e sistematização do banco de dados de informações aquícolas.

• 10/2010 a 10/2011– Agil serviços especiais Ltda.
Cargo: Auxiliar operacional II
Principais atividades: Atuou Coordenação Executiva do Censo Aquícola Nacional: responsável pelo acompanhamento da coleta de dados, coordenação das equipes de coleta, análises estatísticas das informações coletadas, correções e ajustes do banco de dados do Censo Aquícola e consolidação das informações. Efetuou levantamento das espécies marinhas e continentais utilizadas na aquicultura nacional.

• 07/2010 a 10/2010– Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Cargo: Consultor Especialista em Avaliação Técnica de Aquicultura.
Principais atividades: Avaliar, validar e analisar os dados do Censo aquícola Nacional. Correções e ajustes do banco de dados do Censo Aquícola. Coordenação das equipes de coleta de dados.

• 07/2009 a 06/2010– Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Cargo: Consultor Estadual Especialista em Pesquisa.
Principais atividades: Coordenação estadual do Censo Aquícola Nacional no Estado de Alagoas. Coordenação da equipe de coleta, avaliação e validação das informações coletadas no estado e verificação da sincronização dos dados do estado com o banco de dados do Censo Aquícola Nacional.