Peixe Tambaqui

Tambaqui

Tambaqui (Colossoma macropomum), também chamado de Pacu Vermelho, é um peixe de água doce e de escamas com corpo romboidal, nadadeira adiposa curta com raios na extremidade; dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos. Boca prognata pequena e forte com dentes molariformes. A coloração geralmente é parda na metade superior e preta na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água. Os alevinos são cinza claro com manchas escuras espalhadas na metade superior do corpo. O tambaqui alcança cerca de 110 cm de comprimento total. Antigamente eram capturados exemplares com até 45 quilos. Hoje, por causa da sobre-pesca, praticamente não existem indivíduos desse porte. Peixe comum encontrado na bacia amazônica e do qual se aproveitam a saborosíssima carne e o óleo.

É uma espécie que realiza migrações reprodutivas, tróficas e de dispersão. Durante a época de cheia entra na mata inundada, onde se alimenta de frutos ou sementes. Durante a seca, os indivíduos jovens ficam nos lagos de várzea onde se alimentam de zooplâncton e os adultos migram para os rios de águas barrentas para desovar. Na época de desova não se alimentam, vivendo da gordura que acumularam durante a época cheia.

Criação do Tambaqui

Como fazer o tanque

Primeiro deve-se elaborar um projeto da área de cultivo (tanque) com a previsão da quantidade de peixes a ser cultivada.

Nas medidas do taque deverá ser considerado o espaço de 1m² para cada peixe e a profundidade de 1,5m, com inclinações de 1m nas bordas para facilitar o arrasto e subida da rede até a terra, durante a despesca.

O local do tanque de ser em área de fácil acesso a água – rios, igarapés e lagos.

Ex: Em nosso caso, para cultivar 2.000 peixes precisamos de 2.000m² e um tanque de 20 de largura por 100 de cumprimento que é igual a 20 x 100 = 2.000m².

Como tratar os peixes

A compra dos alevinos – Na aquisição dos alevinos é importante observar a qualidade. Devem ter boa saúde, genética e com bom preparo para o tempo de transporte até a propriedade. Existem fornecedores locais e nos outros estados. Podem ser adquiridas larvas para produção de alevinos ou alevinos prontos.

A aclimatação – Na aclimatação deve-se misturar aos poucos a água do tanque com a da embalagem e soltá-los dentro de uma gaiola de madeira com tela construída dentro do tanque, para possibilitar as primeiras alimentações e seu acompanhamento.

A alimentação – É realizada em três fases: inicial, engorda e finalização. Você pode obter as informações, na tabela nutricional do seu fornecedor de ração.

O acompanhamento – É realizado através da medição e pesagem de mais ou menos 10% dos peixes por trimestre para acompanhar seu crescimento.

Mais informações acesse: Como implantar a piscicultura de tambaqui para Pequeno Produtor Rural (SEBRAE)

Fonte: pt.wikipedia.org
Fonte: SEBRAE