Peixe Panga

Panga br

Peixe-panga é o termo normalmente utilizado para designar espécies de peixe pertencentes ao gênero Pangasius, da família Pangasiidae, da ordem dos Siluriformes. É conhecido popularmente como peixe-gato (catfish).

Trata-se de um peixe similar ao bagre cultivado há mais de 1000 anos no rio Mekong, um dos maiores rios do sudeste asiático e um dos mais importantes para a economia local.

O nome Mekong vem do idioma tailandês e significa, em tradução livre, “Mãe água”.

A bacia do Mekong é uma das mais ricas do mundo em biodiversidade, sendo que mais de 1200 espécies de peixe já foram descobertas na região e são uma fonte vital para a dieta da população local.

No Mekong superior, ao longo da porção nordeste, na fronteira com o Laos, o rio é relativamente limpo e possui uma fluidez considerável.

A água tende a ser neutra com um pH variando de 6,9 a 8,2. Na parte baixa do Mekong, a água é turva, especialmente durante a época de chuvas. Devido à erosão dos barrancos ao longo da margem, a água passa a ter uma coloração amarelada, cor de terra.

A temperatura do rio varia de 21,1 a 27,8 °C e o pH entre 6,2 e 6,5.

Criação de Panga

Embora existam várias espécies do gênero Pangasius, somente duas são cultivadas no rio Mekong – Pangasius bocourti e Pangasius hypophthalmus – sendo a produção do segundo destinado para exportação.

Os peixes são cultivados em tanques formados artificialmente, com a própria água do rio Mekong, tratada e altamente controlada para garantir o padrão de qualidade internacional da aquicultura.

Apesar da aquicultura no Vietnã ser difundida desde o início da década de 1960, os primeiros relatos do cultivo da espécie Panga voltada para a comercialização é datada do ano de 1997, de acordo com a VASEP.

Características de consumo

É muito versátil, permite vários tipos de preparo (grelhado, frito, assado e ensopado), também possui um ótimo custo-benefício, por conta das técnicas avançadas de criação e processamento utilizadas pelo Vietnã. Além disso, destaca-se a forma prática de usar o peixe congelado, comercializado limpo e em filés.

O peixe-panga é comercializado hoje no Brasil das seguintes formas:

  • Filé Com Gordura: com carne vermelha ou branca (se existe adição de tripolifosfato), gordura dobrada para baixo (toda barriga), sem espinhos e sem pele
  • Filé Semi Aparado: com carne vermelha ou branca (se existe adição de tripolifosfato), pouca gordura (meia barriga), sem espinhos e sem pele
  • Filé Premium: com carne vermelha ou branca (se existe adição de tripolifosfato), sem godura (barriga), sem espinhos e sem pele

Os filés podem ser encontrados em blocos inter-folhados ou IQF ((Individually Quickly Frozen) – Tanto em caixas ou em pacotes de 1 kg).

Fonte: pt.wikipedia.org