Karcher

Estamos trabalhando em novas soluções – a todo vapor. Hoje, como sempre fizemos Alfred Kärcher – inventor e empreendedor Alfred Kärcher, como Robert Bosch, Gottlieb Daimler e Graf Zeppelin, foi um dos inventores e empreendedores que Württemberg produziu em tão grande número desde o início da era industrial. Com o máximo empenho, ele dedicou-se a trazer as suas ideias à realidade. Em 1924, então com 23 anos de idade, completou seus estudos na Universidade Técnica de Stuttgart e trabalhou antes de tudo na agência de seu pai, a qual ele transformou em seu escritório de engenharia. Em 1935, ele fundou sua própria empresa em Bad Cannstatt, Stuttgart para que ele pudesse produzir e comercializar seus próprios produtos no campo da tecnologia de aquecimento. Alfred Kärcher projetou e construiu o “forno de banho de sal Kärcher”, dentre outros produtos, para têmpera de aço e metal leve na indústria de acordo com sua própria patente.

Em 1939, a empresa familiar se mudou para Winnenden, onde ainda mantém a sua sede. Naquele tempo, a empresa também estava produzindo dispositivos de aquecimento para motores de aeronaves e sistemas de aquecimento da cabine. Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa voltou sua atenção aos produtos urgentes para o dia-a-dia:. Modelo redondos de fogões, fogões pequenos, carrinhos de mão e reboques para tratores.

Mudança para tecnologia de limpeza

Alfred Kärcher fez o seu avanço para a indústria de tecnologia em limpeza em 1950, com o desenvolvimento da primeira lavadora de alta pressão de água quente da Europa (jato a vapor DS 350). O projeto do aquecedor de água provou ser tão pioneiro que ainda constitui a base de todos os queimadores de hoje.

Como tantos, Alfred Kärcher não viveu para ver o sucesso global de sua inovação. Quando ele morreu, em 17 setembro de 1959 com a idade de 58 anos, sua esposa Irene assumiu a gestão da empresa e dirigiu seu legado por três décadas. Hoje seus filhos Johannes Kärcher e Susanne Zimmermann von Siefart estão a cargo da empresa familiar em sua segunda geração.

Internacionalização

Em 1962, a Kärcher fundou sua primeira subsidiária estrangeira na França, seguida pela Áustria e pela Suíça. A internacionalização continuou em ritmo acelerado. Em 1975, a Kärcher abriu uma fábrica no Brasil; 10 anos depois, a empresa fundou 16 empresas de vendas na América do Norte, África, Austrália e em outros lugares. Em 2012, a Kärcher foi representada por subsidiárias em 57 países e gerando 85% de suas vendas no exterior. Com 40.000 pontos de atendimento em mais de 190 países, Kärcher oferece suporte abrangente para seus clientes em todo o mundo.

Crescimento por meio da inovação

Após uma fase de diversificação, a Kärcher voltou sua atenção à limpeza de alta pressão, em 1974. Durante este período, a cor das máquinas foi mudada do azul para o amarelo Kärcher, agora mundialmente famoso. Em 1980, a empresa expandiu a sua linha de produtos para cobrir as necessidades básicas de limpeza, inicialmente nas áreas de transporte e construção. Passo a passo, a linha foi ampliada com a adição de aspiradores de pó de sólidos e líquidos, aspiradores varredeiras e limpadoras-secadoras Scrubber, baias de lavagem de veículos, lavadora a vapor, agentes de limpeza e sistemas tratamento de águas residuais e água potável.

Dentre os marcos da história da Kärcher, está a introdução, em 1984, da HD 555 profi, a primeira lavadora de alta pressão portátil e a subsequente expansão no mercado consumidor. Em 1993, esta linha foi ampliada para incluir produtos indoor e a Kärcher, desde então, tem adicionado as lavadoras a vapor e os aspiradores de pó de uso particular à sua linha. O RoboCleaner RC 3000 foi lançado em 2003 como o primeiro totalmente automático aspirador de pó robótico do mundo. Em 2007, a Kärcher mudou-se para o setor completamente novo de jardinagem, o qual inclui bombas para rega, remoção de água e suprimento de água para o serviço de água de uso doméstico, bem como uma extensa linha de acessórios.

Em 1986, a Kärcher lançou a sua tecnologia pioneira de escovas rotativa para as limpadoras secadors Scrubber da linha Professional. Graças ao desenvolvimento de um novo bico giratório (desintegrador de sujeira) em 1995, o efeito de limpeza da lavadora de alta pressão, foi duplicado, praticamente. A admissão de pó dos aspiradores de pó comerciais de sólidos e líquidos foi aperfeiçoada de forma contínua e, em 2007, o inovador sistema de limpeza do filtro Tact foi lançado. Os novos procedimentos também foram desenvolvidos no curso de projetos de limpeza em todo o mundo: as 284 colunas de travertino na Praça de São Pedro, em Roma, foram restauradas com o uso de um processo de pulverização spray especialmente desenvolvido sobre uma área total de 25.000 m². Desde 2009, a Kärcher segue vendendo lavadoras de ultra-alta pressão, as quais em até 2.500 bar de pressão, não só limpam, mas restauram fachadas e removem concreto. No mesmo ano, uma varredeira municipal multifuncional foi lançada no mercado e os novos grupos-alvo foram conquistados com o lançamento de distribuidores de água.

A Kärcher se torna um líder global de mercado

A inovação sempre foi e continua sendo o fator de crescimento mais importante. Só em 2011, a Kärcher lançou mais de 100 novos produtos. A líder do mercado global em tecnologia de limpeza continuará a ser conhecida por sua criatividade, desempenho máximo e capacidade inovadora de solucionar problemas.