Grupo Ambar Amaral

Hitórico do Grupo Ambar Amaral

Há pouco mais de 25 anos, o zootecnista Antônio Carlos Lopes do Amaral, que hoje teria, 59 anos, porém veio a falecer em janeiro de 2012, deixou de trabalhar nas fazendas de gado do pai, em Santa Fé do Sul, município do interior paulista, distante 640 quilômetros da capital, e se mudou para Pontes e Lacerda, em Mato Grosso, a 460 quilômetros de Cuiabá.

Entre os dois extremos – Santa Fé do Sul e Pontes e Lacerda – são quase 1.600 quilômetros e 20 horas de viagem por rodovia. Em Mato Grosso, Amaral fez a vida como pecuarista, também construiu uma família, casou-se com a cirurgiã-dentista, Sonia Ambar do Amaral e teve três filhos.

O mais velho, Antonio Ramon, e os gêmeos, Guilherme e Felipe, que todos os dias viajavam 80 quilômetros de ida e volta à escola mais próxima da fazenda. Saldo da história? Quase três décadas depois, a família tem mais um zootecnista e dois veterinários. Com os filhos formados, Amaral decidiu que era hora de novamente mudar o rumo da vida.

Sem abandonar a pecuária, em 2006, o time de zootecnistas e veterinários de sobrenome Ambar Amaral iniciou mais um negócio, desta vez na água, ao apostar na criação de peixe em cativeiro e fazer o caminho de volta a Santa Fé do Sul. “O peixe serviu para unir a família e fazer com que os três irmãos trabalhassem juntos, embora de forma independente”, diz Amaral.

A Família já investiu em uma fazenda d’água, uma fábrica de ração e um frigorífico. “Tudo o que ganhamos nestes cinco anos, reinvestimos”, diz Amaral. “E estamos só começando nosso negócio de piscicultura.”

A família Ambar Amaral está de olho na chamada revolução azul, nome dado na última década ao desenvolvimento da produção de pescados em todo o mundo, que é uma referência à revolução verde ocorrida na agricultura no final da primeira metade do século passado. Ao utilizar novas tecnologias, os agricultores multiplicaram a produção das lavouras de grãos, em especial com fertilizantes cada vez mais potentes. Na revolução azul, o movimento acontece sem muito alarde, mas vai ocupando espaços cada vez maiores, como os dos reservatórios de água das usinas que produzem eletricidade. Em todo o País, são mais de dez milhões de hectares de lâmina d’água, dos quais metade está disponível à aquicultura em 23 hidrelétricas. Nesses reservatórios, de modo geral, a tilápia é a espécie que mais tem se adaptado às técnicas disponíveis. Santa Fé do Sul está à beira de um desses reservatórios, o da hidrelétrica de Ilha Solteira – em potência, a terceira maior do País, atrás de Itaipu e Tucuruí –, com uma lâmina d’água de 1.195 quilômetros quadrados de extensão.

Para iniciar o negócio na aquicultura, Amaral não fugiu à regra: investiu na tilápia. Visitaram  todos os projetos de criação e os poucos frigoríficos de abate de peixes na região para chegarem ao  seu próprio modelo de produção. Entre 2006 e o início de 2009, quando foi inaugurada a indústria de ração, a família fechou o que eles consideram o primeiro ciclo do negócio. Na divisão de trabalho, um dos filhos de Amaral, ficou encarregado de tocar as fazendas de gado , na piscicultura, Amaral colocou à frente da produção de peixe e do Frigorífico Brazilian Fish o filho mais velho, e o outro , que também é zootecnista como o pai, administra a indústria de ração, que atualmente produz 30 mil toneladas, por ano, de alimento destinado a cavalos e peixes. Integrados dessa maneira a fábrica de ração, frigorífico e piscicultura. A Brazilian Fish foi Inaugurada em 2008, criar peixe em cativeiro foi a fórmula encontrada pelo pecuarista Antônio Carlos Lopes do Amaral para manter os três filhos no agronegócio.

Grupo Ambar Amaral

Missão

Ser o melhor grupo em nosso segmento em geração de valores. Buscar sempre a excelência pela qualidade e inovação dos produtos de maneira ética e sustentável com forte posição no mercado Nacional e Internacional garantindo a satisfação a todos seus parceiros: colaboradores, fornecedores e clientes.

Visão

Liderar sendo referência na produção de proteína animal da melhor qualidade, desenvolver produtos inovadores que as pessoas desejem comprar e tenham orgulho de

serem parceiros garantindo a criação de valores e sustentabilidade do negócio ¨Primando Sempre Pela Qualidade de Seus Produtos¨.

Valores

Para realizar com sucesso esta missão, e essencial a divulgação e a partilha dos seguintes valores fundamentais:

  • Crença e Espiritualidade – Ter convicção do nosso papel no mundo
  • Honestidade –Cumprir leis, regras, normas e condutas morais e civis.
  • Dedicação – Capacidade de entregar-se e envolver-se com amor em todos os objetivos da empresa – SONHAR JUNTO!
  • Desejo de fazer Sempre o Melhor – Ter como DNA a paixão e motivação o desejo de fazer o melhor.
  • Inovação – Focalizar a gestão em processos estruturados e suportados por modernos sistemas tecnológicos, contribuindo para o desenvolvimento de vantagens competitivas face mercado.
  • Conhecimento Técnico – Retenção de talentos no quadro de colaboradores para o desenvolvimento e aplicação no processo com melhoria continua otimizando o valor produtivo e minimizando custos e serviços
  • Assiduidade- Envolvimento, comprometimento de todo seguimento: Fornecedores e colaboradores nas ações determinadas pela empresa cumprindo assim seu papel de maneira efetiva.

site: www.grupoambaramaral.com.br