Braspeixe

site: www.braspeixe.com.br

Com o desenvolvimento da aquicultura em vários países, a tecnologia das estruturas de cultivo tem avançado bastante, principalmente na indústria do salmão, com as técnicas de cultivo em tanques-rede, sendo essas mesmas estruturas adaptadas com sucesso para outras espécies, como é o caso do cultivo de tilapia e outras espécies no Brasil e em outros países. Acompanhando essa evolução nas estruturas de cultivo e ainda seguindo a tendência das salmoneras, os tanques de cultivo são construídos, cada vez com mais frequência, com médios e grandes volumes. Essas estruturas, entre outras, podem ser de aço ou PEAD (Polietileno de Alta Densidade). Vem se destacando as estruturas em PEAD, em função das seguintes vantagens:

a) Fácil montagem e manutenção;
b) Excelente flexibilidade e mobilidade;
c) Durabilidade média de 30 anos¹, suporta movimentos ondulatórios em diversas escalas;
d) Podem ser instalados em diferentes ambientes, são atóxicos, resistentes à corrosão, raios UV, produtos químicos e a impactos;
e) Ideal para tanques de grandes dimensões;
f) Possuem grande capacidade de flutuação, não sendo necessário a utilização de flutuadores externos;
g) São mais resistentes à contaminação e às incrustações.

Na vanguarda da fabricação e instalação dos tanques em PEAD no Brasil, está a Braspeixe, que além de ser conhecida pela fabricação de telas em aço inox com alta qualidade, se especializou também na fabricação de estruturas em PEAD para tanques-rede, com ampla aceitação em diversas pisciculturas no país.
A Braspeixe vem fabricando tanques-rede desde 2001 em diversos materiais, tamanhos, formatos, em 2005 começou a trabalhar com PEAD, porém o setor de produção de peixes no Brasil não se encontrava preparada para esse nível de investimento e volume de criação. Hoje com o avanço e amadurecimento do setor, o PEAD já é uma realidade em alguns estados Brasileiros como na Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Pará. Essa tecnologia é relativamente nova na piscicultura nacional com a adoção ocorrendo há poucos anos, porém, criada e presentemente utilizada desde os anos 1970 na Noruega , país líder no desenvolvimento de tecnologias para a aquicultura em geral.

Nossos tanques são de fabricação 100% brasileira, o que nos permite oferecer hoje o melhor custo benefício presente no país. Fabricamos tanques de qualquer tamanho, seja de 50m³ a 1500m³. O fator determinante, porém, é a necessidade do produtor: profundidade de sua área, capacidade do volume de criação e do escoamento da produção, espécie cultivada, etc. Entretanto, temos de fato alguns volumes que são predominantes, como o tanques de 50m³ e 150m³ (desenvolvidos para o mercado brasileiro) com grande aceitação entre os produtores de tilapia, e os tanques de 400 a 1500m³ são os mais preferidos entre os produtores de peixe redondo. Os tanques são comercializados de forma completa: estrutura flutuante (tubos) em PEAD, brackets (peças de suporte aos tubos) em PEAD com 05 cores de escolha, tela em aço inox 304-L (malhas 12mm – 40mm), comedouro em material sombrite (qualquer tamanho), e tampa em tela ante-passaro malha 30mm.

Um melhor desenvolvimento do peixe é mais uma vantagem dos nossos tanques PEAD devido ao grande espaço interno disponível, que possibilita uma maior locomoção aos peixes, uma alimentação elevada, e consequentemente um melhor desenvolvimento no peso, tamanho, e qualidade do pescado produzido.
Os tanques são apropriados para todo tipo de fazenda aquícola: rios, lagos, reservatórios, estuários e mares. Vendemos para todo o Brasil, com transporte e montagem realizada pela equipe própria da Braspeixe. Sem dúvidas esses são os tanques-rede de maior durabilidade no país.