Evento da Pesca e Aquicultura no Brasil

Encontro de Negócios e Conhecimentos da Aquicultura Nacional

Aquishow Evento da Pesca: TilápiaAquishow: Evento da Pesca e Aquicultura no Brasil

Realizada há nove anos, a Aquishow é um evento da Aquicultura nacional que reúne todos os elos da cadeia produtiva da Aquicultura para discutir os mais diversos assuntos ligados a ela, com o objetivo de aperfeiçoar práticas de produção e seu desenvolvimento sustentável, aproximar produtores de novas técnicas e apresentação de novas tecnologias voltadas para o incremento da Aquicultura em tanques rede ou viveiros escavados, bem como salientar a importância da sustentabilidade da atividade sob os aspectos econômico, social e ambiental, é um evento de negócios voltado para a aquicultura, atividade em plena expansão no país e as perspectivas para o setor são otimistas.

Inúmeras ações são desenvolvidas simultaneamente na Aquishow, que tem se efetivado como o grande encontro da aquicultura brasileira, que é constituído de seminário, feira e exposição de produtos e serviços, tecnologias, equipamentos e insumos utilizados na cadeia produtiva do peixe.

A Aquishow contribui para a melhoria e ampliação da produção e a comercialização de pescado, e que visa potencializar a capacidade brasileira para a produção de organismos aquáticos, tendo em vista que recebe visitantes de todos os estados e de outros países.

A primeira edição aconteceu no ano de 2009, quando o setor ainda dava os primeiros passos na região. Até 2012 envolvia empresários e interessados no setor, além da população em geral, também havia praça de alimentação, espaço para diversão infantil e shows.

A partir de 2013 tomou um caráter mais técnico, acompanhando o crescimento e a necessidade dos profissionais, com palestrantes vindos de diversas regiões do Brasil e de outros países para falar da importância da Aquicultura e da pesca como atividade geradora de renda e emprego, estoque pesqueiro, linhas de crédito, tributação, códigos florestais, sanidade em Aquicultura, equipamentos, entre outros assuntos.

Nos anos seguintes importantes autoridades políticas do extinto Ministério da Pesca, Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, bem como grandes empresas do segmento aquícola estiveram presentes no evento.

A partir de 2017, a realização do evento tornou-se responsabilidade da Peixe SP – Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, constituída por pequenos e médios produtores, a mais representativa e maior associação de piscicultores do estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul e diversas instituições colaboradoras, tais como: a CATI – EDR de Jales, além do patrocínio de empresas do setor privado e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, da Apta-Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e do Instituto da Pesca.

Nesta última edição foram mais de 50 empresas expositoras, com a participação de 19 estados do Brasil e 12 países, consolidando a Aquishow como o maior evento sobre Aquicultura do país, que traz o que há de mais moderno e tecnológico na área.

Somente para o seminário deste ano foram 1.564 (um mil quinhentas e sessenta e quatro), inscrições de pessoas que vieram de todas as regiões do Brasil, queremos aqui destacar esse expressivo número de inscrições para participação no seminário, tendo em vista que a Aquicultura ainda é uma atividade incipiente, e que em torno de 2.000, (duas mil) pessoas, ligadas à atividade visitaram a feira e exposição.

Os hotéis e pousadas de Santa Fé do Sul, tiveram seus leitos todos ocupados com 60 dias de antecedência. Os ranchos da orla também foram locados pelos participantes da Aquishow que puderam desfrutar da pesca esportiva e esportes náuticos. Os hotéis da região, num raio de 70 quilômetros nos municípios de Aparecida do Taboado (MS), Ilha Solteira, Urânia, Jales, Fernandópolis, também foram totalmente ocupados em função do evento.

Centenas de negócios foram realizados ou prospectados durante a Aquishow 2017, com aproximadamente um giro de R$ 6 milhões (seis milhões de reais) em negócios realizados diretamente na feira, seja na comercialização de produtos ou contratação de serviços e consultorias.

Com significativa importância no cenário nacional, a Aquishow consolida-se a cada ano como evento que reúne empresas, pesquisadores, estudantes, investidores, produtores, enfim representantes de toda a cadeia produtiva do pescado com crescente número de participantes do Brasil e de outros países, se robustecendo a cada edição e se tornando efetivamente o mais importante ponto de encontro de negócios e conhecimento da aquicultura brasileira, sendo relevantes os serviços prestados pelo evento no que diz respeito a troca de informações, acesso às novas técnicas e tecnologias de produção, capacitação, ou de quaisquer outro tema que tenha relação com a aquicultura brasileira.

Dada a relevância da Aquishow Brasil na aquicultura brasileira como evento que se destaca no setor por sua organização e profissionalismo e ainda, como um dos fatores de divulgação da atividade no país que além de promover técnicas de produção, de biossegurança, apresentar novas tecnologias e troca de informações entre os participantes, proporciona negócios na casa de milhões de reais durante a sua realização para os expositores e que todos os participantes do setor aguardam seu acontecimento que é crescente a ano à ano.

Uma das provas da importância da Aquishow Brasil como símbolo da aquicultura brasileira, tendo em vista a sua potencialidade social econômica, o é o Projeto de Lei nº 8740/2017, que tem em seu escopo tornar a Aquishow Brasil Patrimônio Cultural e do Brasil. Assim, encerrando nossos argumentos em relação à solicitação de apoio e parceria do SEBRAE para a realização do evento, subscrevemo-nos com respeito e elevada consideração.

    Plano de Trabalho

    Comissão Organizadora

    Peixe SP – Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União, Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul, Representantes da CATI, da APTA, do Instituto de Pesca, do Cimdespi, e de empresas envolvidas na produção e comercialização de peixes na região.

    Realização do Evento da Pesca e Aquicultura

    Dias 15, 16, 17 de maio de 2018 no Complexo Turístico, Cultural e Histórico Dr. Roberto do Vale Rollemberg – Santa Fé do Sul/SP e 18 de maio visita técnica em empreendimentos aquícolas da região.

    Número de participantes esperados:

    Entre 3.000 e 5.000 atores da cadeia produtiva do pescado.

    Atividades a serem desenvolvidas:

    I. Feira/Exposição
    II. Seminário
    III. Comercialização de equipamentos (com linhas de crédito específica para o evento)